Atividade econômica de Santa Catarina cresce 2,04% em fevereiro, na análise interanual
O Índice de Atividade Econômica (IBC), calculado pelo Banco Central do Brasil (BC) e considerado como uma prévia do PIB, apresentou crescimento de 2,04% para Santa Catarina no mês de fevereiro quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Em comparação a janeiro o estado registrou queda de -0,04%. A nível nacional o índice apresentou crescimento de 0,98% em relação a 2020. O país apontou ainda taxa de 1,70% de crescimento no mês de fevereiro em relação a janeiro.
Santa Catarina vem sustentando a recuperação na atividade econômica desde setembro de 2020. O que indica maior solidez no cenário local em comparação ao nacional. Enquanto isso, o Brasil registra inconstância no ciclo econômico, com números negativos desde o início da pandemia Covid-19, com exceção de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021.
O setor de bens de capital é o segmento com maior participação na atividade econômica nesse início de 2021. Em Santa Catarina, a produção industrial de máquinas e equipamentos foi a maior registrada em fevereiro, na análise interanual, quando comparada com os demais setores industriais. No cenário nacional, o setor agrícola, da construção civil e industrial são os maiores demandantes dos produtos de bens de capital.