Construção

Construção

 


Posição em Santa Catarina

 
 
95.859

131.386

Empregos fomais em 2023

14,5% da indústria de SC
Fonte: MTE (2024)

17.187

22.283

Estabelecimentos em 2023

35,6% da indústria de SC
Fonte: MTE (2024)


Ranking no estado

 
1°

Estabelecimentos

3°

Empregos

Participação da Construção na Economia (%)

 

Em 2022, a Construção representou 4,2% do PIB de Santa Catarina, acima da média nacional de 3,4%.

Made with Flourish
 
 

Tendências Tecnológicas e de Mercado 

 

MATERIAIS AVANÇADOS

CONSTRUÇÕES VERDES

CONSTRUÇÕES INTELIGENTES

 

Materiais Avançados

 

O campo interdisciplinar de materiais avançados, também denominado ciência e engenharia de materiais, é o projeto e a descoberta de novos materiais, particularmente sólidos. As origens intelectuais da ciência dos materiais provêm do Iluminismo, quando os pesquisadores começaram a usar o pensamento analítico da química, da física e da engenharia para entender observações fenomenológicas antigas na metalurgia e na mineralogia. Os materiais avançados incorporam elementos de química, física, nanotecnologia, cerâmica, metalurgia e biomateriais.

Construções Verdes

 

O projeto de construções verdes envolve encontrar o equilíbrio entre a construção de casas e o ambiente sustentável. Embora novas tecnologias estejam sendo constantemente desenvolvidas para complementar as práticas atuais de criação de estruturas mais ecológicas, o objetivo comum dos edifícios verdes é reduzir o impacto geral do ambiente construído sobre a saúde humana e o meio ambiente: usando energia, água e outros recursos de maneira eficiente; proteger a saúde dos ocupantes e melhorar a produtividade dos funcionários; redução de resíduos, poluição e degradação ambiental. Um conceito similar é a construção natural, que geralmente é em menor escala e tende a se concentrar no uso de materiais naturais disponíveis localmente

Construções Inteligentes

 

Os sistemas de automação de edifícios (BAS) mantêm o clima dentro de um intervalo especificado, fornecem luz aos quartos com base em um cronograma de ocupação, monitoram o desempenho e as falhas de dispositivos em todos os sistemas e fornecem alarmes de mau funcionamento à equipe de manutenção. A resposta da demanda de dispositivos elétricos é uma função típica de um BAS, assim como o monitoramento mais sofisticado de ventilação e umidade necessário para edifícios isolados “pequenos”. Mesmo um projeto de residência passiva destinado a consumir nenhuma energia líquida, normalmente exigirá um BAS para gerenciar a captura de calor, sombreamento e ventilação, e agendar o uso de dispositivos.

Fontes

  • Empregos e Estabelecimentos: MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)
  • Pesquisa Indicadores Industriais: Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC)

 

Saiba mais sobre o setor: