Pular para o conteúdo principal

Clone of Construção impulsiona geração de empregos em abril no estado

Análise sobre a movimentação do emprego formal em Santa Catarina

Publicado em 04/06/2024

Santa Catarina registrou a criação de 13,5 mil novos postos de trabalho formais na economia em abril de 2024, representando um crescimento de saldo quando comparado ao mesmo período de 2023. O setor de serviços foi o principal responsável por esse crescimento, com a abertura de 7,3 mil vagas, seguido pela indústria, que gerou 5,9 mil empregos.

Imagem
fig1

Na indústria, o segmento de maior destaque foi a construção, com a geração de 2,5 mil vagas no mês. Dentro desse segmento, as atividades que mais contribuíram para a criação de postos de trabalho foram a construção de edifícios e os serviços especializados, como demolição e preparação de terrenos, com um saldo conjunto de 2.443 vagas. Um dos fatores que explicam o desempenho do setor é a estabilidade dos índices de custo de construção, com o INCC operando abaixo de 4% ao ano desde junho de 2023.

A segunda maior expansão na geração de empregos na indústria ocorreu no setor de alimentos e bebidas, com 574 vagas, destacando-se o abate de aves e suínos com 378 vagas. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento das exportações para o Japão e as Filipinas, além do fortalecimento do mercado interno, especialmente nas vendas em hipermercados e supermercados.

Imagem
fig2

A indústria automotiva também apresentou um desempenho positivo no saldo de empregos, refletindo um mercado interno e externo aquecidos. Santa Catarina desempenha um papel importante nesse segmento como fornecedora de insumos, incluindo partes de motores e acessórios para veículos. O crescimento da produção nacional de veículos e implementos rodoviários, bem como o aumento do fornecimento de partes e acessórios para montadoras em outros países, como o México, estimularam a indústria catarinense.

A demanda externa também contribuiu para o saldo positivo de vagas no setor de madeira e móveis, destacando-se o segmento de fabricação de produtos de madeira, com um saldo de 350 postos de trabalho. Em 2024, a melhoria no mercado imobiliário dos Estados Unidos impulsionou as exportações de obras de carpintaria para construções e de madeira compensada. No mercado nacional, essa atividade foi beneficiada pela maior demanda da construção civil.

Por fim, a indústria de máquinas e equipamentos registrou um saldo de 226 postos de trabalho em abril deste ano, em contraste com o fechamento de 162 vagas no mesmo período de 2023. Destaca-se a atividade de fabricação de motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão. A produção tem sido influenciada pela maior demanda doméstica, impulsionada por melhores condições de crédito.

Imagem
fig3

Acesse o boletim na íntegra abaixo:

Anexos
Tags Publicações
Radar Tecnológico