Pular para o conteúdo principal

Santa Catarina cresce 2,0% no primeiro semestre de 2022

Serviços impulsionam a economia de Santa Catarina no primeiro semestre de 2022. Retorno das atividades presenciais é um dos fatores que explicam

Publicado em 31/08/2022

No mês de junho, a atividade econômica catarinense apresentou crescimento semelhante à média nacional. Na variação mensal, Santa Catarina registrou expansão de 0,6% ante 0,7% no país. Já no acumulado do ano, Santa Catarina registrou 2,0% de expansão contra 2,2% da atividade econômica nacional.

Desempenho da atividade econômica em SC e BR em 2022

O IBC incorpora estimativas mensais da agropecuária, indústria, serviços e impostos sobre os produtos comercializados, sendo considerado uma prévia do PIB.

O setor de Serviços foi o principal destaque no primeiro semestre do ano. O retorno por completo das atividades presenciais no início do ano possibilitou a recuperação do setor. Além disso, as medidas fiscais do Governo Federal de redução da inflação à curto prazo, bem como o incentivo à política de transferência de renda, impulsionaram o consumo das famílias no país.

Índice de atividade econômica entre os estados

O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) indica um aumento da satisfação dos comerciantes brasileiros. O IEEC contempla expectativas de contratações de funcionários, nível de investimentos e nível atual dos estoques diante do planejado.

Já as Atividades turísticas em Santa Catarina registraram aumento de 43,2% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso permitiu a recuperação da economia em diversos municípios do estado onde a atividade desempenha papel fundamental.

Índices setoriais e IBC no BR e SC

Indústria catarinense registra terceiro mês consecutivo de crescimento na produção em junho

A indústria de Santa Catarina registrou expansão de 0,2% no mês de junho frente a maio, o que representa o terceiro aumento consecutivo do ano. Isso mostra uma recuperação gradual da indústria catarinense nos últimos meses, diante da queda registrada no acumulado do primeiro semestre.

Na primeira metade de 2022, a maior expansão industrial do estado foi no setor de Alimentos, que registrou variação de 5,1%. Com forte inserção internacional, o setor catarinense se beneficiou da valorização de seus produtos no cenário global, além de retomar parte das vendas de carne suína para a China.

Acesse o boletim na íntegra abaixo.