Indústria geral registra o maior saldo de empregos em junho
Santa Catarina registrou saldo positivo no mercado formal de trabalho de 14.966 novas vagas em junho. A indústria e a construção foram responsáveis por 6.986 vagas. Enquanto isso, o setor de serviços, comércio e agropecuária registraram saldo de 4.125, 3.730 e 125, respectivamente.
A Indústria Geral registrou o maior saldo de empregos em Santa Catarina do ano para o mês de junho, com 5.822 postos de trabalho. Em relação à Indústria de Transformação na comparação nacional, Santa Catarina registrou o terceiro maior saldo do país, com abertura de 5.634 novos postos de trabalho, atrás somente de São Paulo e Minas Gerais. O resultado demonstra a força da indústria catarinense na manutenção do ciclo de expansão na atividade econômica.
Além disso, à medida que a vacinação em massa avança, os setores de comércio e serviços registram ampliação no saldo de empregos. Tudo isso favorece um cenário de recuperação da atividade econômica mais sustentável.
O principal destaque da indústria catarinense foi o setor de Têxtil, Confecção, Couro e Calçados, responsável pela geração de 1.483 novos postos de trabalho, impulsionado sobretudo pela atividade de Confecção de Peças do Vestuário, com 919 vagas. No saldo de empregos do acumulado do semestre, o setor reverteu o cenário de demissões ocasionado pela pandemia, repondo as mais de 16 mil vagas perdidas no primeiro semestre de 2020.
Outro destaque fica para o setor de Alimentos e Bebidas, que gerou 766 vagas em junho, após registrar quedas no mês de maio e abril. O grande indutor dessa recuperação do setor foi a atividade de Abate e Fabricação de Produtos de Carne, responsável por 420 novos postos de trabalho. A forte demanda chinesa pelos produtos à base de carne vem incentivando a produção do setor.
No saldo acumulado do ano, a Indústria geral registrou 55.962 novas vagas, enquanto a Construção Civil obteve saldo positivo de 12.015. Para fins de comparação, no primeiro semestre de 2020 esses setores registraram saldos de -14.532 e 636, respectivamente.
Para mais informações, acesse o boletim abaixo: