Atividade econômica de Santa Catarina tem recuo de 0,17% em março, na análise interanual
Santa Catarina registrou expansão de 12,38% no Índice de Atividade Econômica (IBC) em março na comparação ao mesmo mês do ano passado. O índice é calculado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e é considerado uma prévia do PIB. O crescimento foi superior ao resultado nacional, onde o indicador apontou crescimento de 6,26% na mesma base de comparação. Já na comparação com o mês de fevereiro de 2021, em março o estado apresentou recuo de 0,17%, uma queda inferior ao recuo de 1,59% observado no Brasil, na série com ajuste sazonal.
O bom desempenho da economia catarinense vem sendo puxado principalmente pela expansão na produção industrial, que teve crescimento registrado de 17,8% no primeiro trimestre de 2021 quando comparado ao mesmo período de 2020. Isto demonstra uma recuperação mais consistente no estado do que a observada na economia nacional.
Cabe destacar o setor automotivo, que vem apresentando retomada na atividade produtiva em 2021 após ciclos de quedas ao longo de 2020. Neste primeiro trimestre o setor registra crescimento de 25,1% na comparação ao mesmo período do ano anterior.